Luanda é a capital da cimeira constitutiva do fórum dos países africanos de língua oficial portuguesa
Para o efeito, os líderes dos países integrantes desse órgão já se encontram na capital angolana, e a cimeira acontece no Centro de Convenções de Talatona.
Segundo o programa de trabalho desta Cimeira, a que a imprensa teve acesso a abertura será feira com o discurso de boas vindas do Chefe de Estado Angolano, José Eduardo dos Santos, na qualidade de anfitrião do evento.
Seguir-se-á outro pronunciamento, desta feita por parte do estadista cabo-verdiano, Carlos Fonseca, nas vestes de presidente em exercício dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, e posteriormente dar-se-á início aos trabalhos que decorrerão à porta-fechada.
No final da reunião, os dignatários deverão aprovar uma data e local para a realização da próxima Cimeira, bem como procederão a assinatura da Declaração Constitutiva do Fórum dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (FORPALOP).
O programa prevê ainda a leitura do comunicado final que será feita pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Geroges Rebelo Chicoty.
O regresso das delegações aos seus respectivos países está previsto para o fim da tarde de segunda-feira.
O FORPALOP é um órgão multilateral, privilegiando a concertação político-diplomática e de cooperação, bem como de aprofundamento das históricas relações de amizade e solidariedade.
Dos princípios orientadores de que se regerá o Fórum, destacam-se a igualdade, soberania e independência dos Estados membros, a não ingerência nos assuntos internos de cada Estado e o respeito pelos princípios democráticos, realça a nota.
Pugnará ainda pelo respeito dos direitos humanos e do estado de direito, o respeito pela integridade territorial, promoção da paz e da segurança internacionais, a resolução pacífica de conflitos, assim como a observância do preceituado no Acto Constitutivo da União Africana