PR informado sobre a situação política na RCA

PR informado sobre a situação política na RCA

O Primeiro-Ministro do governo de transição da República Centro Africana manifestou nesta segunda-feira em Luanda optimismo em relação ao Fórum de Reconciliação Nacional e Diálogo Político, a ter lugar de 21 a 23 deste mês em Brazzaville.

O facto foi manifestado, à imprensa, após o responsável da RCA ter sido recebido pelo Presidente José Eduardo dos Santos, numa audiência dedicada a abordar aspectos relacionados com a situação política reinante neste pais da região dos Grandes Lagos,  mergulhado em conflitos religiosos, que têm ceifado a vida de muitos cidadãos.

"O nosso país vive uma situação de crise e o Presidente José Eduardo dos Santos tem dado conselhos sábios, razão pela qual estamos aqui, mais uma vez, para receber as suas orientações, no sentido de ultrapassarmos essa situação", referiu, André Nzapayéké, antes de destacar também o seu papel na qualidade de presidente em exercício da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

O Presidente angolano assume, desde Janeiro deste ano, a presidência rotativa da CIRGL, por dois anos, e tem procurado soluções para os conflitos nessa região do Continente africano.

A CIRGL foi criada após os conflitos políticos que marcaram a região dos Grandes Lagos, em 1994, cujo resultado marcou o reconhecimento da sua dimensão e a necessidade de um esforço concentrado com vista a promoção da paz e do seu desenvolvimento.

Integra doze (12) estados, designadamente Angola, Burundi, RCA, Congo, RDCongo, Quénia, Uganda, Rwanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia.