O Chefe de Estado Angolano, José Eduardo dos Santos, valorizou nesta Quinta-feira, na cidade do Lobito (Benguela), a qualidade dos empreendimentos inaugurados nesta província.
O Presidente Angolano falou na sessão de abertura da Comissão Económica do Conselho de Ministros, que decorreu na sede da cidade do Lobito, e que analisou dentre vários assuntos o plano de desenvolvimento desta província.
O Chefe de Estado falou da mobilização dos investimentos privados, com vista ao financiamento dos empreendimentos a nível do país e estabelecer correctamente as prioridades.
A reunião da Comissão Económica do Conselho de Ministros decorreu à porta fechada, sob orientação do Presidente Angolano, que já regressou a Luanda.
José Eduardo dos Santos, na cidade do Lobito procedeu à inauguração de importantes infra-estruturas, nomeadamente o terminal do Porto do Lobito, de mineiros do Porto do Lobito, Porto seco do Lobito, rebocador multifuncional da capitania do Porto do Lobito e uma lancha rápida para esta mesma capitania.
De acordo com o Ministro dos transportes Augusto Tomas estes empreendimentos vão permitir o desenvolvimento eficaz e rápido da sub-região austral do continente africano, mormente a Zâmbia, RDC, e outros países desta zona e criou igualmente mais empregos.
E o governador da província de Benguela, Isaac dos Anjos, considerou nesta Quinta-feira, no Lobito, necessário a construção e o desassoreamento de represas e chimpacas, para minimizar os efeitos da seca, que há anos afecta a região Sul do país.
Isaac dos Anjos, que prestava informações aos membros da Comissão Económica do Conselho de Ministros, afirmou que a construção dessas infra - estruturas faz parte da proposta do Plano de Desenvolvimento de Benguela para o período 2013/2017.
A referida proposta, segundo o governador, prevê a reabilitação dos perímetros irrigados de Cavaco, da Catumbela e Dombe Grande.