A empresa Sonangol Distribuidora “está autorizada, por Decreto Executivo, a actualizar os preços dos produtos derivados de petróleo a partir das zero horas do dia 27 de Setembro”.
A partir de hoje cada litro de gasolina passa a custar Kz 75, um aumento de Kz 15. O preço do litro de gasóleo sobe para Kz 50, ou seja mais Kz 10.
Na mesma informação, o Ministério das Finanças esclarece que “não obstante este ajustamento nos preços”, os combustíveis em Angola “continuam ainda a ser subsidiados pelo Orçamento Geral de Estado”.
Nesse sentido, em 2013 foram transferidos Kz 552,9 mil milhões, “representando cerca de equivalentes a 12 por cento da despesa total neste mesmo ano”, acrescenta a informação.
“Esta actualização reflecte a compromisso do Governo em continuar a melhorar a despesa e eliminar, de forma gradual, os subsídios que incidem sobre os preços fixados de venda ao público”, sublinha o Ministério das Finanças.
Com as alterações agora introduzidas o litro de petróleo iluminante passa a custar Kz 35 e uma botija de gás de 51 quilos Kz 2.295.
Os últimos ajustes ao preço dos combustíveis em Angola aconteceram em 2005 e 2010, com aumentos, respectivamente, de 138,35 por cento e 46,4 por cento.