Presidente da República anuncia primeiros resultados do censo realizado em Angola

Presidente da República anuncia primeiros resultados do censo realizado em Angola

O estado da nação esteve em destaque esta manhã no discurso proferido pelo presidente da república na abertura de mais um ano parlamentar.

As autarquias locais, o desenvolvimento, paz e reconciliação nacional foram alguns dos pontos destacados por José Eduardo dos Santos.

O presidente da república elogiou a realização do censo geral da população e anunciou os primeiros resultados preliminares do censo cuja apresentação oficial está prevista para esta quinta-feira aqui em Luanda.

Salientou que a taxa de inflação, que em 2013 foi de 7,7 porcento, a mais baixa de sempre situou-se no primeiro semestre do corrente ano em 6.9 porcento e por outro lado, a taxa de câmbio da moeda nacional tem-se mantido estável.

José Eduardo dos Santos frisou que em 2013 e no primeiro  semestre de 2014, as receitas fiscais provenientes do sector petrolífero baixaram ligeiramente, devido à queda da produção em dez  porcento do programado, que era de 1 milhão e 815 mil barris/dia e "pensamos começar a inverter esta trajectória no próximo ano".

"Este ano, as economias dos países desenvolvidos não vão cumprir certamente a previsão de crescimento de 1.8 porcento. Alguns países de desenvolvimento médio também experimentaram dificuldades e a procura mundial de petróleo está a baixar, havendo assim um excesso desse produto no mercado", destacou.

Na plateia estava o Núncio Apostólico de Angola e São Tomé, os Bispos da CEAST, Dom Zeca Martins, administrador diocesano, Dom António Jaka, Bispo de Caxito acompanharam o evento.

A cerimónia decorreu com o discurso de abertura da Terceira Sessão Legislativa da III Legislatura pelo Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.