OGE 2015 passa na generalidade pelo parlamento

OGE 2015 passa na generalidade pelo parlamento

A Proposta de Lei do Orçamento Geral do Estado referente ao Exercício Económico 2015,passou esta quinta-feira do crivo dos deputados à Assembleia Nacional na generalidade, com 156 votos a favor, 5 votos contra e 26 abstenções.

O Presidente da República, nas vestes de Titular do Poder Executivo, esclareceu, numa mensagem dirigida à Assembleia Nacional, que as medidas de política do Executivo no ano 2015 continuarão a basear-se na coordenação eficiente e efectiva das políticas macroeconómicas, assegurando a continuidade da consistência na condução das políticas fiscal, monetária, cambial, de rendimentos e preços e das políticas dos vários sectores da economia real.
Na mensagem, apresentada pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Edeltrudes Costa, José Eduardo dos Santos garante que serão adoptadas medidas de política, quer para a potenciação das receitas públicas, quer para a consolidação da eficiência das despesas públicas.

Durante o debate, os deputados insistiram na questão referente ao Banco Espírito Santo Angola (BESA). O governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano, esclareceu que não foi utilizado dinheiro público para solucionar o problema do BESA. A garantia, disse, serviu para assegurar a estabilidade do sistema financeiro, enquanto se encontrava uma solução mais compacta para resolver o problema. José de Lima Massano assegurou que os resultados do processo serão conhecidos no primeiro semestre do próximo ano.

Das 5 forças politicam que compõem o hemiciclo apenas 3 votaram a favor, sendo que as restantes votaram contra e se abstiveram questionado a eficácia o Orçamento para a vida das populações.

Devido, algumas limitações no sistema sonora da Assembleia Nacional não nos foi possível captar a comunicação dos deputados durante a discussão na plenária onde igualmente intervieram alguns membros do executivo para esclarecimentos pontuais.

Pelo que conseguimos apenas ouvi-los no final da plenária.

{flexiaudio}15634{/flexiaudio}