O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, assinou com o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Laurent Fabius, dois acordos, visando o reforço da cooperação entre os países, com foco no sector económico.
O primeiro é um “Plano de Acção Conjunta Angola-França 2015-2017 para o reforço da parceria económica” e o segundo é um “Acordo de facilitação de vistos” para os passaportes ordinários dos cidadãos de ambos os países.
Os documentos assinados na tarde de quinta-feira, em Paris, na presença de empresários de ambos os países, visam facilitar a mobilidade e circulação principalmente dos homens de negócios, estagiários e investigadores.
“O encontro permite reafirmar as nossas posições sobre o reforço da cooperação bilateral entre os nossos países, abrindo novas possibilidades para o sector empresarial”, reafirmou o ministro Georges Chikoti, que considerou este passo importante para a aproximação entre Angola e a França.
Laurent Fabius, por seu turno, considerou que “as relações políticas entre Angola e a França são excelentes”, o que favorece o quadro político.
O ministro Georges Chikoti discutiu igualmente, em privado, com o seu homologo francês alguns assuntos da actualidade política internacional, principalmente africana, uma vez que Angola se prepara para assumir, pela segunda vez, a partir de Janeiro de 2015, um assento de membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU, com um mandato bi-anual.