Manuel Vicente, na sua intervenção, reiterou a dedicação do país em continuar a trabalhar, com os outros estados, no alcance do nobre propósito de prevalência da paz, progresso, igualdade e da justiça no Mundo.
Salientou que a situação política, social e económica em Angola é estável, o que tem permitido criar um ambiente propício para o investimento, assim como o surgimento de um tecido empresarial forte e competitivo.
Em reconhecimento pelos resultados da Conferência de Bandung de 1955, disse que Angola juntou-se aos outros países rendendo homenagem aos líderes que, diante de um contexto social e político mundial, naquela altura (1955), tiveram a visão e a iniciativa de organizar a Conferência, que reuniu as diferentes correntes do mesmo movimento de emancipação em fases distintas de desenvolvimento.
O evento faz parte das celebrações dos 60 anos da Conferência de Bandung, um marco na história de luta dos povos pela auto-determinação, e dos 10 anos da parceria estratégica entre Asia e África.
De recordar que Manuel Vicente, Vice-presidente de Angola, participa na cimeira em representação do Presidente Angolano José Eduardo dos Santos.