Isaías Samakuva foi reeleito este sábado 5, em Luanda para um terceiro mandato na presidência da UNITA com 949 votos, derrotando os opositores Paulo Lukamba Gato e Abílio Kamalata Numa, que obtiveram 167 e 25 votos, respectivamente. Bernardo Ventura acompanhou o conclave que já o Oitavo na história do maior partido da Oposição.
No seu discurso de encerramento, Isaías Samakuva disse que a Unita tornou-se uma força pacífica, promotora e defensora da democracia, dos direitos humanos, da soberania popular e do Estado de direito.
Para o presidente reeleito, agora que o XII Congresso terminou, não há mais apoiantes desta ou daquela candidatura, “só há membros e dirigentes da Unita, membros de uma só candidatura”.
Os outros candidatos reconheceram a derrota e reafirmaram a determinação de continuarem a trabalhar em prol da Unita e do país.
A eleição do líder da Unita decorreu no terceiro dia do XII Congresso da organização, iniciado no dia três e que terminou a cinco de Dezembro corrente.
O conclave contou com mil 165 delegados provenientes de todas as províncias de Angola e de representações das comunidades angolanas na diáspora.