A 17ª plenária dos bispos africanos no 3º dia de trabalhos.
Nesta Terça-feira, á margem do encontro do SECAM que Luanda acolhe, uma delegação foi recebida em audiência, pelo Governador da Província de Luanda, Higino Lopes Carneiro.
A delegação foi informada dos grandes projectos para a transformação de Luanda como uma capital que acolhe a todos a cidade de Luanda.
À saída do encontro no Governo da província de Luanda, o cardeal Arlindo Furtado, de Cabo Verde, disse à imprensa que a delegação acompanhada pelos arcebispos angolanos Filomeno Vieira Dias, Gabriel Mbilingi, José Imbamba e António Jaka, foi informada sobre a realidade actual da província, desde os seus problemas aos projectos gizados para transformar a cidade numa grande capital africana.
“O governador teve a gentileza de nos acolher para um encontro amigável onde ficámos a saber muito mais sobre a província de Luanda, uma cidade muito conhecida e muito famosa”, referiu o cardeal Arlindo Furtado que visita a capital angolana pela segunda vez.
Acompanhado também pelos cardeais do Senegal, República Democrática do Congo e Nigéria, o prelado cabo-verdiano explicou que os cardeais, bispos e padres do SECAM começam a conhecer melhor a realidade actual de Luanda e dos grandes projectos para a melhoria das condições de vida dos seus cidadãos.
Arlindo Furtado falou sobre a assembleia do Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar (SECAM), que decorre desde terça-feira em Luanda, e referiu que a família continua a ser um grande tema da actualidade, abordado em todo o mundo.
Sobre a assembleia do Simpósio que começou na terça-feira com um seminário sobre a Família, Dom Arlindo Furtado considerou o tema de grande actualidade, na medida em que é abordado no mundo, e a Igreja continua a falar sobre a questão que representa também um grande desafio para a sociedade.