O Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, actualizou esta , quinta-feira, os seus dados, no âmbito do Registo Eleitoral, dando assim início ao processo, que se estenderá até Março de 2017.
Antes disso, e após à sua entrada no Salão Nobre do Palácio da Justiça, acompanhado pela primeira-dama, Ana Paula dos Santos, foi interpretado o hino oficial do registo eleitoral.
Depois do Chefe de Estado, procedeu à actualização dos seus dados eleitorais a primeira-dama, a quem fora igualmente perguntados dados da sua identidade, para prova de vida, assim como três locais próximos da sua residência, para a feitura dos cadernos eleitorais.
Coube ao ministro da administração do território Bornito de Sousa proceder o discurso de abertura.
A primeira fase vai abranger o recadastramento de todos os cidadãos maiores de 18 anos, que tenham realizado registos em 2012 e detenham os respectivos cartões de eleitor.
A partir de hoje, os cidadãos poderão dirigir-se aos postos de actualização nas administrações municipais, comunais e distritos urbanos.
Os cidadãos que se registaram em 2012 e que tenham perdido esses cartões poderão faze-lo a partir de Outubro, em brigadas fixas como confirmou a Imprensa o Secretário de Estado para os Assuntos Institucionais do MAT, Adão de Almeida.
E o presidente do tribunal constitucional Rui Ferreira a margem da abertura da cerimónia que marcou o inicio do registo eleitoral disse aos jornalistas que a sua instituição não recebeu qualquer petição dos partidos políticos na oposição que acusam o executivo de usurpar as competências da comissão nacional eleitoral em relação a este processo
{flexiaudio}18882{/flexiaudio}