Arrancou esta Terça-feira em Luanda, a 20ª Jornadas técnico-científicas da FESA, que decorre sob o lema “Experiencia de Angola nos processos de Reconciliação Nacional, reconstrução e reinserção social.
O acto de abertura foi presidido pelo Ministro da Defesa João Manuel Lourenço, que na ocasião disse que não seremos nunca perdoados se falharmos na missão de consolidar a Paz e a Democracia.
As jornadas da FESA decorrem de 25 a 28 de Outubro no palácio dos Congressos.
As discussões decorrem em quatro painéis, nomeadamente, I “O processo de Reconciliação Nacional”.
II “A globalização e os riscos civilizatórios”.
III “O processo de Reconstrução Nacional”
IV “Angola, o processo de reinserção e reintegração social de grupos vulneráveis”.
As sessões de trabalho das jornadas estão a contar com a participação de representantes de Angola, Moçambique, Portugal, Brasil, Argélia, Espanha, Equador e Chile, com o intuito de valorizar diferentes experiências no domínio dos temas propostos.
O papel e a contribuição dos partidos políticos no processo de reconciliação e unidade nacional, foi dos primeiros temas abordados nesta terça-feira, e contou a prelecção, do antigo Vice-presidente do MPLA, Roberto Victor de Almeida, Lucas Ngonda, presidente da FNLA e Eugénio Manuvakola, histórico da UNITA e deputado a Assembleia Nacional.
O general Eugénio Manuvakola disse que Angola continua presa ao modelo de partido único, e não evoluiu para as novas exigências do País com base na democracia.