Angola assumiu, neste sábado, na capital etíope, Addis Abeba, a primeira vice-presidência da União Africana (UA), abrindo assim as portas para a preparação da sua candidatura à presidência rotativa anual da organização continental, pela região da África Austral, a partir de 2025.
A cerimónia de eleição de Angola para o cargo aconteceu na sede da União Africana, na capital etíope, durante a abertura da 37ª Cimeira Ordinária de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, testemunhada por mais de trinta líderes políticos africanos, entre os quais o Presidente da República, João Lourenço.
Ainda ontem, Angola foi eleita membro do Conselho de Paz e Segurança com 46 votos, no termo da 44ª sessão do Conselho Executivo da União Africana, tendo sido o país mais votado.
E na sexta-feira, o Presidente João Lourenço convocou uma Cimeira extraordinária na sede da UA, que colocou frente a frente os Presidentes da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, e do Rwanda, Paul Kagame, para debater a situação de paz no Leste da RDC.
João Lourenço teme que o conflito na República Democrática afecte toda região da SADC.
Update your browser or Flash plugin