O Presidente da República, João Lourenço, deixou o País sexta-feira, 14, com destino a Gaborone, Botswana, onde visitou a sede da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), na qualidade de presidente em exercício desta organização regional.
Nesta vista, o Presidente João Lourenço, teve um encontro com o seu homólogo do Botswana, Mokgweetsi Masisi, com qual abordou questões relacionadas com a cooperação bilateral.
Refira-se que Angola assumiu a liderança rotativa da organização, para o período 2023-2024, a 17 de Agosto do ano transato, durante a 43.ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo.
A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) é uma organização inter-governamental, criada em 1992, que se dedica à cooperação e integração sócio-económica da região, bem como à cooperação em matérias de política e segurança.
Integram a SADC Angola, Botswana, Comores, República Democrática do Congo, Eswatini, Lesotho, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.
O agravamento do conflito armado no leste da RDC continua a ser a principal preocupação do presidente, em exercício, da SADEC, em matéria de paz e segurança, uma vez que compromete o desenvolvimento dos países da região da região.
João Lourenço que discursava na sede do bloco regional por sí presidido, em Gaborone, Botswana, reafirma o compromisso da Comunidade de desenvolvimento da África Austral de pacificar o país vizinho
Na sua intervenção, o chefe de estado angolano defende igualmente como prioridade a mobilização de recursos financeiros para ampliação e construção de infra-estruturas rodoviárias e de energia eléctrica na SADC que impulsionem trocas comerciais
João Lourenço elogiou a política de igualdade de género consistente, levada a efeito pelo secretariado da SADC.
Update your browser or Flash plugin