Margareth Nangacovie eleita juíza conselheira do Tribunal Constitucional

Margareth Nangacovie eleita juíza conselheira do Tribunal Constitucional

Margareth Nangacovie, docente da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Angola (FD-UCAN), foi eleita, na manhã de hoje, pela Assembleia Nacional, a exercer o cargo de Juíza Conselheira do Tribunal Constitucional.

A referida nomeação ocorre em um momento de renovação parcial do Tribunal Constitucional, com a jubilação de alguns juízes.

Saliente-se, pois, que Margareth Nangacovie é Docente de Direito Constitucional e exerce o cargo de Coordenadora Executiva Adjunta para os Cursos de Mestrado em Direito Público na FD-UCAN.

No plano forense, destacou-se como Advogada, tendo fundado o primeiro escritório especializado em Direitos Humanos em Angola, pautando-se pela defesa incansável dos mesmos em Angola.

A Magnífica Reitora da UCAN, Reverenda Irmã Professora Doutora Maria da Assunção, enaltece esta nomeação como um testemunho inequívoco da qualidade do ensino ministrado na instituição que dirige, reafirmando o compromisso da UCAN em formar quadros altamente qualificados e aptos a contribuir para o desenvolvimento do país.

De realçar que Margareth Nanga, ficou conhecida enquanto jornalista da Rádio Eclésia, emissora que deixou em 2014, tem sido, nos últimos tempos, uma das referências na docência universitária, além de um vasto trabalho de cidadania.

Não é a primeira vez que a UNITA opta por figuras da sociedade, para cargos nos órgãos de soberania, onde tem assento por força da Constituição, mas, desta vez, o destaque deve-se ao facto de tratar-se de uma jovem com pergaminhos no jornalismo e na advocacia.