Portugal quer cooperar com Angola no domínio parlamentar no que concerne à formação técnica e apoio às instituições parlamentares, prestigiando deste modo o Estado angolano, afirmou hoje, segunda-feira, em Luanda, o presidente da Comissão dos Negócios Estrangeiros do Parlamento português, José Ribeiro Castro.
Em declarações à imprensa, no final de uma audiência concedida pelo líder da Assembleia Nacional angolana, António Paulo Kassoma, José Ribeiro Castro disse que o presidente do órgão legislativo luso, Jaime Gama, alimenta grande expectativa no estreitamento da cooperação.
"Temos um sector que se dedica, em particular, à formação técnica e no apoio às instituições parlamentares e acreditamos que podemos contribuir para um melhor funcionamento institucional da Assembleia Nacional de Angola", sublinhou.
Neste contexto, asseverou que, caso as autoridades manifestem interesse, Portugal está disponível em contribuir para o aumento do prestígio das instituições do Estado angolano, bem como no reforço da afirmação de Angola no contexto internacional, particularmente na África Austral.
"Sua excelência o presidente da Assembleia Nacional, António Paulo Kassoma, adiantou durante o nosso encontro, que uma delegação parlamentar angolana vai visitar Portugal no primeiro trimestre do próximo ano e acreditamos que será boa ocasião para discutir sobre a cooperação", salientou ainda.
A delegação parlamentar de Portugal está em Angola desde domingo, no quadro de uma visita oficial de sete dias ao país.
Da agenda, entre outras actividades, os deputados têm marcado encontros com os grupos parlamentares do MPLA, UNITA, PRS, FNLA e Coligação Nova Democracia, formações com assento no hemiciclo nacional.