O IV Conselho Consultivo Alargado do Ministério das Relações Exteriores, que começa hoje, em Luanda, no Centro de Convenções de Belas, vai analisar as linhas mestras da política externa angolana.
O conselho, refere o programa da reunião, vai debruçar-se, também, entre outros assuntos, sobre estratégia e política de quadros, o estatuto da diplomacia, o projecto de estatuto orgânico do Ministério e o regulamento sobre a gestão financeira das missões diplomáticas e postos consulares do país.
O Conselho Consultivo Alargado decorre no quadro da procura de uma organização efectiva e eficiente, que possa estar de acordo com os grandes objectivos do Executivo.
No primeiro dia de trabalhos realizam-se palestras proferidas pela ministra da Comunicação Social, Carolina Cerqueira, pelo presidente da Agência Nacional de Investimento Privado (ANIP), Aguinaldo Jaime, e por um responsável do Serviços de Migração e Estrangeiros (SME).
Amanhã, as sessões de trabalho são repartidas em duas fases, a primeira, de manhã, destinada à continuação da análise dos documentos, e, a segunda, à tarde, preenchida com palestras proferidas pelo secretário de Estado do Orçamento, Alcides Safeca, e pelo presidente do Tribunal de Contas, Julião António. No terceiro dia, as comissões de trabalho criadas apresentam, de manhã, os relatórios.
À tarde realiza-se a sessão de encerramento durante a qual é criada a cooperativa dos trabalhadores do Ministério.
O encontro tem a participação de embaixadores, chefes de missões, antigos responsáveis da diplomacia angolana e altos funcionários do Ministério das Relações Exteriores.