
Fernando da Piedade fez esta afirmação na abertura solene da 29ª Assembleia plenária do fórum parlamentar da SADC, que decorre na cidade do Lubango, província da Huíla.
O delegado zimbabweano ao certame considera também que os avanços significativos alcançados nas discussões de vários assuntos concorrem para a criação de uma legislatura mais sólida na sub-região.
O presidente angolano da Assembleia Nacional, António Paulo Kassoma chamado a intervir disse por sua vez que a maturidade demonstrada pelo fórum parlamentar releva a importância da acção dos parlamentares da sub-região austral de forma a engajar os seus governos nos domínios da cooperação para o reforço da amizade, da paz, da estabilidade, segurança e do desenvolvimento da integração regional em curso.
Para hoje está igualmente prevista, no período da tarde, um encontro dos líderes dos parlamentos da SADC, onde vai ser reforçada a capacidade de execução da instituição através da participação dos parlamentares nas actividades da organização.
Este órgão foi instituído a 8 de Setembro de 1997, durante a Cimeira dos Chefes de Estados e de Governo da SADC, realizada em Windhoek, Namíbia.
A SADC integra 14 países: Angola, África do Sul, Botswana, RD.Congo, Lesotho, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbabwe, Madagáscar, Malawi e Ilhas Maurícias.