Angola assume conselho de ministros da SADC

sade120100Angola assumiu já a presidência do Conselho de Ministros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) ao receber hoje (segunda-feira), em Luanda, o testemunho da República da Namíbia.

A ministra do Planeamento, Ana Dias Lourenço, substitui o ministro do Comércio e Indústria da Namíbia, Hage C. Geisgob.


Vão dominar a agenda de trabalho dos ministros a situação financeira, o processo de integração regional, a avaliação do nível de implementação de programas no âmbito da União Africana e do NEPAD e a estratégia da sub-região austral para mitigar as consequências da crise financeira mundial.


Representantes de Angola, África do Sul, Botswana, RDC, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe, vão igualmente passar em revista o plano de actividades desenvolvidas desde a última Cimeira realizada em Agosto do ano passado, o programa de actividades desenvolvidas pelo secretariado, entre outros assuntos.


A XXXI Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC, vai decorrer sob o lema "Consolidar as bases de integração regional, desenvolvimento das infra-estruturas para facilitar as trocas comerciais e a liberalização económica".