
A UNITA por seu turno mostra-se disponível em prestar o seu contributo para que os diplomas legislativos eleitorais sejam conformados à constituição da República e aprovados pelo Parlamento. O deputado Silvestre Gabriel Samy líder da bancada parlamentar defende a prevalência do bom senso na feitura das leis para que hajam eleições justas, livres e transparentes.
Por sua vez o Partido de Renovação Social insiste no carácter independente da comissão nacional eleitoral para que traduza credibilidade no processo eleitoral, segundo o líder da bancada parlamentar Sapalo António. Os debates em torno dos diplomas eleitorais devem acontecer antes da discussão do Orçamento Geral do Estado para 2012, este último requerer uma sessão especial.
Enquanto isto a bancada da UNITA tem procurado internamente fazer algumas concertações a propósito do pacote legislativo eleitoral, mas Silvestre Samy defende mais concertação entre o seu partido e o MPLA para que se encontre consensos nos aspectos que distanciam uma e outra formação política.