O Presidente da República José Eduardo dos Santos que é líder da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) reuniu-se ontem em Pretória, com os seus homólogos da África do Sul e Moçambique.
O encontro decorreu no palácio da presidência sul -africana, na capital política do país.
A cimeira tripartida juntou à mesa de conversações o Presidente da África do Sul, Jacob Zuma e o Presidente de Moçambique Armando Emílio Guebuza.
O Presidente Zuma preside ao Órgão de Política, Defesa e Segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral e o vice-presidente é Armando Gebuza. José Eduardo dos Santos e os seus homólogos abordaram questões relacionadas com a paz e a estabilidade na região e no continente africano.
No palácio da presidência sul-africana em Pretória o anfitrião Jacob Zuma reuniu-se primeiramente com o Presidente José Eduardo dos Santos, num encontro privado que durou 40 minutos. O líder moçambicano chegou em seguida e juntou-se aos seus homólogos.
Até à hora do fecho desta edição ainda decorria a cimeira tripartida. O Jornal de Angola apurou que a reunião de Pretória serviu para concertar a agenda da cimeira na qual foram incluídas questões ligadas à agenda da cimeira da reunião da União Africana a ter lugar brevemente em Adis Abeba, capital da Etiópia. A cimeira tripartida decorre num momento em que se realizaram eleições presidenciais na República Democrática do Congo e na sequência da proclamação dos resultados eleitorais, surgiram sinais de instabilidade. A região está em franco desenvolvimento, fruto da paz que se vive nos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). Por isso, José Eduardo dos Santos participa na cimeira tripartida para, juntamente com os seus homólogos da África do Sul e de Moçambique, procurar solidificar a paz e garantir um clima de estabilidade política, para que o desenvolvimento social e económico continue como até aqui. A SADCé integrada, entre outros países, por Angola, África do Sul, Zâmbia, Namíbia, Botswana, Leshoto, Zimbabwe, República Democrática do Congo.