O Hospital Geral de Cacuaco no Distrito Urbano do Sequela, em Luanda vai ser inaugurado esta Sexta-feira 19.
A unidade Hospital tem uma capacidade para duzentas camas e vai contar com várias especialidades
Silvia lutukuta afirmou que para o HGS, o grande ganho é o serviço completo de Oncologia com o tratamento de Quimioterapia, Radioterapia e Branquioterapia.
Frisou que esta unidade sanitária terá uma capacidade de 300 camas, das quais 150 reservadas ao atendimento pediátrico.
Quanto aos recursos humanos, Sílvia Lutucuta avançou que o Hospital Geral do Sequele contará com mais de mil profissionais, nesta altura em formação.
"O maior investimento está nos cuidados primários de saúde (postos e centros médicos), possível por via do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), com mais de 300 projectos, além do investimento em unidades de terceiro nível", afirmou, acrescentando que precisa-se ter hospitais de referência em todas as províncias do país e é o que o Executivo está a fazer, porque a rede secundária, em algumas províncias, está muito mal.
O HGS conta com um edifício principal, composto pelos blocos de emergências, logística e laboratório, assim como o bloco B de dois pisos, reservado para consultas externas, os blocos C, de dois pisos para hemodiálise e reabilitação, D, para o laboratório de Hematologia, e cinco edifícios periféricos de Oncologia, refeitório, apoio à área técnica, morgue e lavandaria.
Com esta infra-estrutura, localizada no Distrito Urbano do Sequele, eleva-se para 21 unidades sanitárias na circunscrição, das quais seis centros médicos, 13 postos de saúde e um hospital municipal.
Update your browser or Flash plugin