Hoje, esta prevista a chegada do primeiro comboio de mercadorias e passageiros à província do Moxico.
O transporte, vai facilitar a circulação de pessoas e mercadorias desta cidade para outras localidades.
O comboio comercial do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) chega hoje ao Luena, depois de ter partido na segunda-feira da estação central do Lobito, na sua primeira viagem depois da inauguração oficial, em Agosto último.
A partida do comboio do Lobito aconteceu às 5h30 de segunda-feira, disse o director de exploração do CFB, António Cabral, que garantiu a chegada da composição hoje à capital da província do Moxico. O CFB opera com outro comboio entre Lobito e Huambo.
"O Caminho-de-Ferro de Benguela colocou à disposição dois comboios para o serviço de passageiros. O primeiro não terá paragem e faz o trajecto Cuito/Luena. O segundo comboio faz o trajecto Lobito/Huambo", esclareceu.
Em declarações recentes,o director do Instituto Nacional do Caminho-de-Ferro de Angola, Júlio Bango Joaquim, garantiu que o Ministério dos Transportes vai concluir em breve a ligação ferroviária com a Zâmbia.
Júlio Bango Joaquim, que falava à Angop à margem da cerimónia de encerramento do seminário sobre o projecto de transporte de minério nos Caminhos-de-Ferro de Moçâmedes, disse que o projecto de recuperação da ligação ferroviária obedece a padrões internacionais para facilitar a sua ligação com a região austral do continente africano.
O Executivo, disse Júlio Bango Joaquim, assumiu como prioridade a ligação entre Angola, através do CFB, e a Zâmbia, para dinamizar a cooperação entre os dois países. "Neste momento, temos três linhas e a ideia é mantermos a ligação entre Angola e os países limítrofes e facilitar a criação de um traçado que constitua uma malha ferroviária regional", disse.