Huambo-Hospital sanatório sem sangue desde Agosto

Huambo-Hospital sanatório sem sangue desde Agosto

A hemoterapia do Hospital Sanatório do Huambo está desde o mês de Agosto sem sangue, situação que tem criado enormes constrangimentos no atendimento dos doentes que necessitam de uma transfusão.  

A informação foi avançada hoje, sexta-feira, à imprensa, pela técnica da respectiva secção, Helena Chipepo, frisando que a direcção da unidade sanitária, que cuida de doentes com tuberculose, tem realizado campanhas de recolha de sangue para suprir tal carência, mas não tem conseguido quantidades suficientes.  

Apelou, por esta razão, aos cidadãos a doarem voluntariamente para tentar recompor o banco de sangue do hospital sanatório, com capacidade para armazenar 50 litros.  

Helena Chipepo deu a conhecer que sempre que um doente estiver com falta de sangue os familiares são obrigados a doarem, para que a transfusão seja feita.  

“Apelamos a sociedade civil a solidarizar-se com os doentes aqui internados. Desde Agosto que estamos sem sangue no nosso stock, situação que nos tem criado dificuldades várias para acudir situações de emergência que requerem transfusão”, disse.

Fonte: Angop.