Em Portugal, deve entrar em vigor uma nova lei de estrangeiros que entre outras coisas que estrangeiros que tenham sido condenados a penas de prisão acima de um ano, perdem a autorização de renovação dos seus vistos de residência.
Esta lei que entra em vigor em Outubro dará lugar a expulsão de estrangeiros condenados com penas acima de um ano. A Medida pode ter efeitos sobre alguns angolanos que em Portugal cumprem várias penas.
Naquele país o consulado angolano tem o registo de 200 angolanos reclusos por vários crimes.
Por outro lado a lei está ser já criticada por ser considerada por várias instituições portuguesas de protecção aos emigrantes de discriminatória e anti migratória.
O Novo regime jurídico de entrada, permanência, saída e expulsão de estrangeiros a ser adotado a 8 de Outubro por Portugal, prevê entre outros pontos que os estrangeiros que tenham sido condenados a penas de prisão acima de um ano ficam sem a sua autorização de residência renovada.
A acontecer de acordo com o activista político da AJPD, Serra Bangu a questão originara um outro problema que o princípio da reciprocidade em que os estados podem buscar depois para tratar da mesma maneira os cidadãos Portugueses nos seus respectivos países, referindo se acima de tudo ao comportamento a ser tomado pelo nosso executivo.
Serra Bangu não tem duvidas que as consequências desta lei poderão Forçar a mudança de políticas Migratórias de países que tenham relações diplomáticas com Portugal.
``Portugal poderá estar numa contingência de expatriar cidadãos estrangeiros que tenham escolhido este pais sido velho continente para viver ``.disse.