Aumenta em Angola desconhecimento sobre doenças mentais

Aumenta em Angola desconhecimento sobre doenças mentais

O desconhecimento sobre as doenças mentais em Angola é grande. A constatação é do Psicólogo Clínico Nvunda Tonet.

Este facto preocupa a equipa de especialistas do hospital psiquiátrico de Luanda, que para aumentar a informação sobre as doenças e os tratamentos vem realizando fóruns sobre saúde mental. No dia 21 deste mês acontece o terceiro fórum, aqui em Luanda.

A agravar a situação de desconhecimento está o facto de haver até hoje apenas um hospital psiquiátrico em Angola, situado em Luanda. Prevê-se inaugurar outras unidades no Huambo e Lubango. As doenças da mente só podem ser atendidas nessa unidade, não havendo hospitais municipais ou centros médicos especializados no atendimento, diagnostico e tratamento.

A profissão de psicólogo clínico tem estado aumentar. O hospital psiquiátrico por exemplo tornou-se nos últimos 5 anos, num hospital escola para estudantes universitários. Apesar de ter crescido muito, Nvunda Tonet diz que o hospital precisa de dividir a responsabilidade com a sociedade.

A única unidade em Angola que atende os doentes mentais em Angola está a organizar o terceiro fórum sobre saúde mental, no dia 21 de Dezembro, no hotel Epic Sana, aqui em Luanda.