A Emissora Católica de Angola, Rádio Ecclésia, comemora, hoje 57 anos de existência. No mesmo dia em que se celebra a solenidade da Imaculada Conceição.
A Ecclesia vive hoje o seu dia num ambiente de festa, que envolve trabalhadores e não só. Esta manhã um programa especial foi emitido até bem pouco tempo tendo sido ouvidas vários protagonistas que fazem e fizeram a história desta casa rádio.
A Rádio Ecclésia foi fundada, no dia 8 de Dezembro de 1954 e emitiu até 1977, sendo extinta formalmente a 24 de Janeiro de 1978, altura em que foi confiscada pelas autoridades angolanas da altura.
Depois de muitos anos, sem emitir o sinal para todo o país, a Emissora Católica de Angola obteve, em 1993, a licença para retomar as suas emissões com todos os direitos, inclusive em ondas curtas e médias.
As emissões vieram a ser retomadas a 19 de Março de 1997 em FM com a intenção de gradualmente ir alargando para ondas médias e curtas, cobrindo assim todo o espaço nacional. Entretanto este passo ficou sucessivamente adiado e depois condicionado a barreiras legais, que mantém a Ecclesia circunscrita ainda a capital do País.
Um dossier que se tem repetidas vezes abordado com as autoridades governamentais e que continua em discussão.
Dom Zeferino Zeca Martins fez referência ao papel desta casa da rádio ressaltando o seu papel evangelizador.
No âmbito da Festa, a Ecclesia recebeu hoje felicitações do Ministério da Comunicação social, O Ministro José Luís de Matos, fez questão de vir pessoalmente esta manhã as instalações da Rádio para apresentar os votos de boas festas e ofereceu matérias de reportagem e equipamento informático.
O ministro visitou a emissora católica de Angola, tendo assinalado que a Ecclesia tem contribuído para a pacificação dos espíritos dos homens com vista ao desenvolvimento do país.
A Ecclesia tem hoje uma rede de correspondentes espalhados por quase todo país, esforçando-se por trazer informação de todos os quadrantes. Ao longo do seu percurso depois da reabertura, a rádio emite em FM 24 horas ao dia com uma grelha de informação e interactiva e de programas formativos… Na sua emissão a abertura de espaços para a intervenção do público fazem a sua marca de destaque. NO dia de aniversário as mensagens da maioria dos ouvintes convergem em reconhecer o papel reconciliador da Rádio e os seus contributos sociais sobretudo para a história recente de Angola