GPL. Anuncia novo modelo de limpeza à cidade

GPL. Anuncia novo modelo de limpeza à cidade

O governador provincial de Luanda, Bento Bento, anunciou hoje, quarta-feira, a implementação de um novo modelo de recolha de resíduos sólidos, em Janeiro, por formas a se manter a cidade mais limpa.

Este anúncio foi feito no final de uma visita efectuada pelo governador, nas instalações da Empresa de Limpeza e Saneamento de Luanda (Elisal), que visou analisar o estado higiénico da cidade durante e após a quadra festiva.

Segundo Bento Bento, para se melhorar a recolha dos resíduos sólidos na cidade, o governo prevê, em Janeiro, a implementação de um novo modelo, consubstanciado na diminuição das áreas territoriais de cobertura por parte das operadoras, bem como o pagamento por superfície limpa, por formas a exercerem a actividade com maior eficiência.

“Actualmente temos operadoras a cobrirem em termos de limpeza, um município ou distrito inteiro, e verificamos que são incapazes de o fazer com perfeição, por isso vão se reduzir os seus espaços de intervenção, de acordo com as suas capacidades”, disse.

Por este facto, disse, o Governo Provincial vai submeter a concurso público, a possibilidade de admissão de mais operadoras de recolha de resíduos sólidos, para se juntarem as existentes.

O governador considerou positivo o grau de eficiência das operadoras de limpeza, durante a quadra festiva embora tenha admitido existirem várias áreas ainda carentes de limpeza.

“De um modo geral as operadoras tiveram um desempenho acima da média e, por isso, são felicitadas, apesar de não terem sido pagas na totalidade”, reconheceu.

 “Prometemos às operadoras que o Estado, como pessoa de bem, honrará os seus compromissos, estando o Ministério das Finanças a trabalhar no sentido de, a qualquer momento, saldar a dívida em falta, que se deveu a uma falha involuntária da própria instituição”, explicou.

Durante a visita, Bento Bento reuniu-se com a comissão de gestão da Elisal, para se inteirar do seu funcionamento, tendo proposto para breve, a nomeação de um corpo gerente daquele órgão.

O encontro com os responsáveis da Elisal serviu igualmente para se preparar as condições de recolha do lixo, durante a passagem de ano.

A província de Luanda tem 15 operadoras de limpeza e recolha dos resíduos sólidos, 11 microempresas e nove pontos e transferência de detritos.

Fonte:Angop.