Trata-se de uma ambulância de marca Fiat Ducato, apetrechada com último material de saúde para imergências, avaliado em sessenta mil dólares americanos.
Falando a imprensa o director geral do hospital pediátrico, valorizou a iniciativa da embaixada e disse que o meio servirá para emergências.
O embaixador da Itália em Angola Giuseppe Mistretta, considera ser útil, o gesto que se ajusta a cooperação existente entre a república da Itália e de Angola no sector da saúde.
O embaixador destacou por outro lado a participação de ONG´s italianas que actuam em diversas províncias de Angola, na luta contra a malária, HIV e tuberculose bem como outras doenças.
´´ Continuamos a concertar as nossas intervenções no sector da saúde, temos aqui duas grandes ONG´s muito presentes em todo mundo, como a UMMI que esta a operar no hospital divina providencia no Kilamba Kiaxi e tem a gestão do hospital e tem médicos e doutores italianos, em parte é um financiamento um dos últimos do estado italiano e por outro lado da há uma ajuda da petrolífera que opera em Angola no valor de cinco milhões de dólares e a outra ONG é CUAMM, que é uma organização católico e tem a sua intervenção na luta contra a malária, HIV e tuberculose bem como outras doenças. ´´ disse.
Para Giuseppe Mistretta, outros projectos de cooperação poderão existir nos próximos tempos com o hospital pediátrico de Luanda.
´´ Temos outros projectos, com o hospital Bernardino, o nosso tradicional empenho aqui é a favor da recuperação dos meninos de rua, e meninos com problemas, são outros financiamentos livres ´´ frisou o Embaixador.
Dizer que a embaixada italiana, foi a primeira ocidental reconhecida em Angola desde Junho de 1976, em reconhecimento diplomático da independência de Angola.