Polícia Nacional em prontidão para o Carnaval

Polícia Nacional em prontidão para o Carnaval

O Comando de Luanda da Polícia Nacional (PN) adverte que os cidadãos que perturbarem a ordem pública durante a festa do Carnaval, principalmente na Nova Marginal de Luanda, serão punidos com medidas judiciais, segundo a comandante provincial, comissária-chefe Elizabeth Ranque Franque.

De acordo com a oficial superior da corporação, os infractores que puserem em perigo a segurança de outras pessoas, com agressões físicas, roubos e outros crimes graves vão ser detidos e encaminhados para o Tribunal de Polícia da Ingombotas para julgamento sumário.

Nesta senda, apelou à população no sentido de colaborar com as forças policiais, com vista a dançarem o Carnaval num ambiente calmo, devendo, por isso, cumprir com as instruções da Polícia divulgadas neste período de festa.

Por isso, defendeu a necessidade da mobilização de todos para participar na sua própria segurança. “Estamos a coordenar a segurança, mas é bom que todos participem para se evitar anomalias ", apelou.

Durante os desfiles da classe infantil, não foram registados ocorrências de realce, o que se espera um comportamento cívico por parte da população, hoje no desfile da classe B.

Durante o desfile central, com início previsto para às 16H00, na  Nova Marginal de Luanda, estarão destacados mil e 500 efectivos do Comando Provincial da Polícia Nacional, entre oficiais, sargentos e praças.

Os efectivos, na sua maioria pertencem ao Comando da 1ª Divisão, Unidade Operativa de Luanda, Polícia de Trânsito, Serviço de Bombeiros e de outras divisões afectas ao Comando Geral da Polícia Nacional, vão trabalhar em cooperação com outros órgãos de defesa e segurança, como a Polícia Militar e Serviços de Fiscalização do Governo Provincial de Luanda (GPL).

O Serviço de Bombeiros prevê destacar, nos três dias, cerca de dois mil homens para garantir a segurança dos foliões, com carros para o combate a incêndios com capacidade de quatro mil litros de água cada, bem como botes salva-vidas, dos quais dois da Capitania do Porto de Luanda.

A Unidade de Trânsito de Luanda está presente no local do desfile e imediações da avenida Dr. António Agostinho Neto, avenida da Marginal, da Samba e Cidade Alta, com  um efectivo composto por cem  homens.