Soyo: Joanes André consigna novas obras de construção

Soyo: Joanes André consigna novas obras de construção

O governador da província do Zaire, José Joanes André, conferiu este sábado, no Soyo, a consignação de obras de construção de 4 escolas, sendo duas do ensino primário e as outras do ensino primário, para o aumento da capacidade de ensino e aprendizagem na região.

Joanes André, que se encontra no município petrolífero do Soyo em mais uma jornada de campo, assinalou o acto com o lançamento da primeira pedra para a construção e reabilitação de salas de aulas das escolas do I e II ciclo, ambas do Bairro 1º de Maio e das escolas primárias do Mongo-Soyo e Gare (Pungo), 10 quilómetros a sul da cidade do Soyo.

A vice-governadora para a área técnica e Infra-estruturas do Zaire, Ângela Diogo, informou que a escola do I ciclo tem, actualmente, a capacidade de seis salas de aulas que vão receber obras de reabilitação. No espaço contíguo vão ser construídas mais 18 salas de aulas, um Laboratório e uma sala de Informática.

A escola de II Ciclo, com a capacidade de 24 salas de aulas a serem reabilitadas, vai ainda beneficiar da construção dos anexos de oito salas de aulas, um Laboratório, uma sala de Informática e um auditório.

As obras relativas à construção das escolas do I e II ciclo vão durar 10 meses, com um custo de 90 milhões de Kwanzas, cada uma.

Segundo Angop, a povoação do Mongo-Soyo vai ganhar, depois de um ano, num custo de 90 milhões de Kwanzas, a reabilitação de quatro salas de aulas e a residência dos professores. No mesmo período serão construídas mais 20 salas.

Quanto à escola primária da Gare (Pungo), que possui a capacidade de duas salas de aulas, o governo investiu na construção, durante um ano cerca de 90 milhões de Kwanzas, para 18 salas e um pavilhão de lazer, anulando as duas salas de aulas existentes.

Nos actos de consignação de todas as obras que serão construídas em dois pisos foi lido um termo de compromisso entre o empreiteiro e o dono das obras, o executivo provincial.