A Empresa de distribuição de energia eléctrica de Luanda, EDEL-EP, vai implementar a partir do mês no Município de Viana, em Luanda, o sistema pré-pago, uma modalidade de serviço que permite ao cliente consumir energia com total controlo sobre os gastos e sem necessidade de receber factura no final do mês.
De acordo com uma nota do Gabinete de Documentação e Imagem da Administração Municipal de Viana, chegado à Angop, o projecto pré-pago da EDEL-EP, é uma forma de contrato em que o cliente sabe quanto consumiu.
"È um sistema mais justo e eficiente de consumir energia, bem como permite o controlo do orçamento, maior rapidez na disponibilização e menor custos", lê-se na nota.
Lê-se ainda no documento que no dia 27 de Fevereiro, o Administrador Municipal de Viana, José Moreno, reuniu a pedido da EDEL-EP com os presidentes das Comissões de Moradores da Sede do Município para a presentação do Projecto pré-pago.
Finalmente foi orientado aos presidentes das comissões de moradores para passarem a mensagem as populações sob a sua jurisdição para que se cumpram os pressupostos preconizados pela direcção da EDEL-EP, afirma o documento.
“Com o sistema pré-pago, o cliente não acumula dívidas e nem está sujeito a cortes por falta de pagamentos de facturas. Não necessita pagar taxas para que se torne a efectuar a ligação, nem esperar pela deslocação do técnico da Edel para restabelecer o fornecimento da energia”, lê-se na nota.
Segundo a Angop, o sistema pré-pago é composto por um contador individual, colocado numa caixa da Edel, instalada na rua e um teclado fixado na casa do cliente, através do visor do teclado, o morador gere o seu consumo.
Sempre que a energia estiver no nível baixo, o teclado avisa através de um dispositivo luminoso, desta forma, basta inserir novos créditos, comprados nos balcões da Edel e recarregar automaticamente o seu contador.