Angola envia delegação à 57.ª sessão da ONU sobre a Mulher

Angola envia delegação à 57.ª sessão da ONU sobre a Mulher

A ministra da família e promoção da mulher Filomena Delgado, vai chefiar a delegação angolana que participará na 57.ª sessão das Nações Unidas sobre a condição da Mulher.

O tema prioritário da reunião internacional será, segundo a ONU/Mulher, a eliminação e prevenção de todas as formas de violência contra mulheres e raparigas.

O grupo angolano, que integra membros do Executivo de Luanda e representantes de instituições públicas e da sociedade civil ligadas aos direitos da mulher, viaja sábado para Nova Iorque e participará nas discussões e eventos até dia 15 de Março.

Segundo a nota enviada às redacções, o ministério não apresentará comunicações sobre nenhum tema. Ainda assim participará nos painéis de discussão, dando prioridade à «Partilha Equitativa de Responsabilidades entre Mulheres e Homens na Prestação de Cuidados no Contexto do VIH e Sida» e à valorização do trabalho voluntário nesta área.

O fórum vai apresentar medidas a serem implantadas no âmbito dos Objectivos de Desenvolvimento para o Milénio (MDGs) da ONU. Os MDGs pretendem diminuir para metade a pobreza e o índice de infecção com VIH e SIDA no mundo até 2015.

Este encontro anual reúne representantes dos Estados-membros da ONU e de organizações não-governamentais dos cinco continentes. É chefiado pela directora executiva da ONU/Mulher, Michelle Bachelet, presidente do Chile entre 2006 e 2010.