O Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB) indica que a chuva registada, na madrugada de hoje, na capital do país, causou charcos, estagnação de águas em casas, quintais, intransitabilidade de algumas ruas e dificuldades de circulação noutras, devido aos buracos e lamas, bem como a queda de painéis publicitários e de árvores, segundo um balanço provisório da corporação feito pelo seu porta-voz, Faustino Sebastião.
De acordo com Faustino Sebastião, a situação nos diferentes bairros da periferia da cidade capital é idêntica, com destaque para os distritos urbanos da Ingombota, Sambizanga, Rangel, Samba e Kilamba-Kiaxi, bem como nos municípios de Viana e Cacuaco, tendo exemplificado a queda de árvores, painéis publicitários e estagnação de águas em algumas áreas como nos bairros da Boavista e da Kinanga, no distrito urbano da Ingombota.
De acordo com o responsável, está intransitável a chamada "Ponte do Balumuka", maior parte do bairro do Palanca, no Kilamba-Kiaxi, da Terra Vermelha e da Lixeira, na Maianga, da Salina, Fubo e Dangereux, no município de Belas.
No Cazenga, foram apontadas dificuldades na circulação na 5ª e 6ª avenidas, nos bairros das comunas do Hoji Ya Henda, Tala Hady e de acesso a determinadas escolas, situação vivida igualmente nos municípios de Cacuaco e de Viana.
Faustino Sebastião fez saber que até ao momento não foram registadas vítimas humanos e equipas do SNPCB e de áreas técnicas das administrações municipais e distritais iniciaram trabalhos de retirada de águas com motos bombas no interior de residências, quintais e na via pública.
"Esse é de certeza o nosso espírito de missão. Mais e melhor saúde, só com todos", asseverou.
Fonte:Angop.