Má distribuição das riquezas vindas dos recursos naturais é fonte de conflitos em África

Má distribuição das riquezas vindas dos recursos naturais é fonte de conflitos em África

A má distribuição das riquezas vindas dos recursos naturais, sobretudo mineiros e bacias hidrográficas, é fonte de conflitos em África, afirmou ontem a técnica da Organização das Nações Unidas para a Ciência e Cultura (UNESCO) Noeline Rakotoarisa no Fórum Panafricano sobre Cultura de Paz, que encerra hoje no Centro de Convenções de Talatona.

O continente africano é rico em recursos, sobretudo minerais, fontes de água e energéticos que podem contribuir para o crescimento da economia de África e são a base de 40 por cento da economia africana, disse a técnica da UNESCO, que falou à imprensa no fim da apresentação do primeiro painel sob o lema "recursos naturais factores de conflitos ou oportunidades para um desenvolvimento sustentável".

De acordo com o J.A. A chefe da rede de biosfera da UNESCO defendeu a necessidade de um esforço maior para que os recursos sejam uma fonte para um desenvolvimento viável em África.

Noeline Raondry Rakotoarisa esclareceu que deve ser apresentado um estudo profundo sobre os recursos naturais porque nada se pode decidir sem a apresentação de dados provados cientificamente.