Instituições devem colaborar com o processo de alfabetização.

Instituições devem colaborar com o processo de alfabetização.

Ministro da educação Pimba Simão, pediu que as instituições privadas e as grandes empresas tem que se juntar ao governo para contribuírem no processo de alfabetização.

O titular da pasta de educação falava no acto comemorativo do Dia Internacional da Alfabetização, que se assinala este domingo 8 de Setembro. O sector empresarial é desafiado a arregaçar as mangas para apoiar as iniciativas já existentes, pois todos os sectores junto podem fazer mais e melhor em termos de alfabetização dos cidadãos nacionais.

Pinda Simão avançou que o analfabetismo traz consequências negativas para a sociedade, tendo em conta que nem deixa  espaço para o desenvolvimento pessoal e do país, explicando ser necessário a ajuda das instituições privadas porque os índices de analfabetismo são ainda preocupações, sobretudo no meio rural e com incidência no seio das mulheres. “Por isso todos têm que envidar esforços para banir o analfabetismo”, disse.

Saber ler e escrever, de acordo com o ministro, é um direito fundamental do cidadão, devido ao facto de as pessoas alfabetizadas terem mais acesso ao conhecimento, melhores oportunidades de viver dignamente no mundo de hoje. “A alfabetização é um poderoso instrumento para a erradicação da fome e da miséria e consequentemente para a melhoria das condições de vida do país”.

O Ministério da Educação (MED) prevê, em 2014, reduzir a taxa de analfabetismo para 21,9 porcento e aumentar a de alfabetização para 78.1 por cento.

Angola regista actualmente uma taxa de alfabetização de 70 porcento e 30 de analfabetismo.