Governo quer reduzir em 50% a pobreza extrema, ate 2015

Governo quer reduzir em 50% a pobreza extrema, ate 2015

Por ocasião do dia internacional da erradicação a pobreza que se assinala amanhã sexta-feira, a rede de luta contra a pobreza urbana de Luanda, realiza neste momento na seda da União dos Escritores Angolanos um colóquio Sob o lema todos juntos por um mundo sem descriminações.

O porta-voz do evento willy Piassa afirma que este encontro apresenta uma oportunidade para se reconhecer os esforços e luta das pessoas que vivem em situações da pobreza bem como reconhecer os primeiros que lutaram contra a pobreza.

A Rede de luta contra a pobreza urbana de Luanda, realizou na sede da União dos Escritores Angolanos um colóquio que teve como lema “todos juntos por um mundo sem descriminações”.

E a Ministra do Comércio, Rosa Pacavira, revelou nesta quinta-feira em Luanda, durante a abertura do fórum de reflexão, que decorreu sob o lema “combate a pobreza, caminho certo para inclusão social que o governo angolano está a trabalhar para reduzir em 50%, a taxa de pobreza extrema no país, até o ano 2015.

Durante o fórum a Ministra do Comércio revelou que o governo tem estado a trabalhar de forma decisiva para poder alcançar as metas de melhoria dos seus indicadores sociais, inclusive o objectivo de reduzir em 50% até o ano 2015, a taxa de pobreza extrema”, tendo acrescentado que a taxa de pobreza no país, tem estado a conhecer reduções significativas.

Para a coordenadora de projectos da associação construindo comunidades no Lubango, Cecília Gregório Augusto, a percentagem apresentada pela ministra do comércio não reflecte a realidade que o país vive.

Segundo a ministra do Comércio, Rosa Pacavira “Até ao presente ano, as taxas de pobreza no país, têm conhecido reduções significativas, causando percentagens abaixo dos 35%, contra os 65.6% de 2002”, reforçou.

Rosa Pacavira disse ainda, que o caminho para se atingir esta meta, será a normalização do mercado informal, para o formal, a expansão do programa água para todos, o reforço da merenda escolar, entre outros programas.