No dia do educador professores chamados a assumir mais responsabilidade

No dia do educador professores chamados a assumir mais responsabilidade

O Ministro da educação, Mpinda Simão pediu a todos os professores a assumirem as suas responsabilidades nas actividades académicas para que possam contribuir na qualidade de ensino no país.

Falando no aeroporto, antes de partir para Lunda Norte, onde vai acontecer o acto central do dia do educador. O ministro vai aproveitar naquela província, para dialogar com os responsáveis locais, a fim de ter uma informação sobre a realidade educacional da Lunda Norte e, ali onde for necessário, dar o apoio para a melhoria do trabalho.

Encorajou o trabalho que os professores têm desenvolvido, visto que “a educação em Angola está num processo de transformação, consegue resolver alguns problemas, como o aumento dos efectivos escolares”, mas, apesar disso, referiu, reconheço que o sistema educativo nacional ainda tem grandes desafios, como o de assegurar a qualidade do ensino.

O governante dirigiu-se sobretudo, aos professores das classes primárias, que abarca alunos na iniciação e na segunda classe, que são os momentos fundamentais de consolidação e aprendizagem das noções iniciais que, depois do fim da escola primária, são consolidados, contando igualmente com a participação dos encarregados de educação.

No dia 22 de Novembro de 1977, Agostinho Neto então presidente havia declarado aberta a campanha de alfabetização e ficou consagrada a data ao professor. Uma data que nos dias de hoje constitui uma importante ocasião para as autoridades afins, os educadores e os discentes reflectirem sobre os principais problemas do sector, visando encontrar fórmulas ou modelos eficazes e eficientes para a sua superação.