Ministro participa na missa em memória as vítimas do VIH-SIDA

Ministro participa na missa em memória as vítimas do VIH-SIDA

Na província do Bié, onde aconteceu o acto central, os munícipes daquela região do país foram exortados a adoptar comportamentos positivos na luta contra o VIH.

No dia mundialmente consagrado a esta pandemia, e antes da actividade central, o ministro da Saúde José Van-Dúnem, juntou-se aos fiéis da Sé catedral do Kuito, durante a missa rezada em memória as vitimas desta doença.  

{flexiaudio}13812{/flexiaudio}

Após a missa as atenções foram viradas para as actividades deste dia que decorreu sob o lema “conheça o seu estado serológico, zero é a nossa meta”.

No discurso do acto central alusivo ao dia da luta contra a Sida, o governante disse que foram identificados desde o registo do primeiro caso em Outubro de 1985 a Outubro deste ano, 182 mil e 713 pessoas positivas pelo VIH a nível do país, adiantando que cerca de 250 mil pessoas em Angola, vivem com o vírus do VIH.

Segundo José Viera Dias Van-Dúnem, 140 mil e 663 deste estão em acompanhamento médico, enquanto 64 mil 801 outras encontram-se em tratamento com anti-retroviral.

O governante fez saber ainda que, de Janeiro a Outubro de 2013, foram realizados a nível do país 397 mil 195 testes de VIH em mulheres grávidas através das consultas pré-natais, dos quais 8 mil e 544 testes obtiveram os resultados positivos.

Disse ainda, destas quatro mil 328 mulheres foram incluídas nos programas de prevenção e transmissão vertical a nível do território nacional.

Frisou por outro lado o governo está preocupado e empenhado na redução dos casos de sida, que no seu entender continua a fragilizar de certa maneira do mundo, mormente o continente Africano.

Apelou à população no geral, sobretudo os jovens a empenharem-se seriamente no combate à sida, por intermédio da valorização das normas de prevenção e da expansão da mensagem sobre o perigo da enfermidade.