Peritos em saúde já estão a preparar conferência de ministros de africa

Peritos em saúde já estão a preparar conferência de ministros de africa

Arrancou na manha desta segunda-feira a qui em Luanda, a primeira reunião dos ministros africanos da Saúde, numa promoção conjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Comissão da União Africana, patrocinado pelo Governo angolano, Sob o lema ”Façamos da Africa um Continente mais saudável”.

O evento que decorre até quinta-feira, e teve início com a reunião de peritos que vão analisar e encontrar métodos que viabilizem a cobertura universal da Saúde, a criação de uma Agencia Africana dos Medicamentos, e estabelecer sistemas centralizados de regulação dos produtos farmacêuticos.

Na abertura da reunião de peritos, o ministro angolano da Saúde, José Van-Dúnem, falou das doenças transmissíveis que continuam a crescer e afectar cada vez mais a população Africana, questões que se prendem com a escassez de financiamento e de recursos humanos.

Uma vez que a capacidade de controlos de medicamentos em muitos países de África não é das melhores, os ministros da saúde de África irão durante o encontro abordar, esta problemática, com vista a estabelecer etapas que irão levar a criação de uma agência africana de medicamentos.

As doenças crónicas não transmissíveis, passaram a ter um peso muito importante no contesto epidemiológico de África, tal como disse Luís Gomes Sambo, por esta razão os delegados a reunião, irão abordar a questão do diagnostico, tratamento e prevenção destas doenças.

Depois do trabalho dos peritos, o evento prossegue na quarta e quinta-feira com a reunião dos Ministros Africanos da Saúde.

As doenças Não-Transmissíveis em África: politicas e estratégias para abordagem dos factores de risco, também constam da agenda, os delegados à reunião, vão igualmente durante estes quatro dias, encontrar formas de se acabar com as mortes maternas e infantis um fenómeno prevenível em África.