Ministro da saúde revela é preocupante o número de pessoas com problemas mentais em Angola

Ministro da saúde revela é preocupante o número de pessoas com problemas mentais em Angola

Em Angola, Aumenta cada vez mais o número de pessoas que sofrem de problemas psicológicos, ou associados a utilização de substâncias psicoativas, embora as autoridades desconheçam o número exacto,

o ministro da saúde José van-Dunem, diz que a situação é preocupante. Aquele governante falava na manha desta sexta-feira, numa conferência alusiva às Jornadas nacionais sobre o dia mundial da saúde mental que hoje se assinala.

Os problemas de saúde mental, segundo a OMS,  constituem actualmente a principal causa de incapacidade e uma das mais importantes causas de morbilidade nas sociedades.

Para a organização internacional, este e outros factores fazem com que a saúde mental seja uma prioridade da política de saúde dos governos.

De acordo com a OMS, a crise financeira que atinge os mercados e o cidadão comum, devido o seu impacto em emprego e consumo de álcool, entre outros factores, terá repercussões na saúde mental das pessoas, aumentando os casos de stress, depressão e desordens mentais.

O consumo excessivo de álcool causa a morte de dois milhões de pessoas por ano e a cada 40 segundos uma pessoa se mata no mundo, o que representa um milhão de suicídios anuais.