O X congresso vai permitir o aprofundar da troca de experiências e o fortalecimento dos laços de amizade e de cooperação profissional, considerou hoje, segunda-feira, em Luanda, o ministro da Saúde, José Van-Dúnem.
O titular da pasta da saúde ao discursar no acto de abertura do X Congresso Internacional dos Médicos frisou que a troca de experiência é salutar para ambos enriquecer a experiência e o profissionalismo.
Referiu que o evento ganhou uma particular ênfase por se comemorar hoje, 26 de Janeiro, o dia do médico em Angola.
Reconheceu que o serviço nacional de saúde que o país tem deve-se aos médicos uma parte significativa dos resultados e da qualidade do desempenho, num esforço conjunto dos profissionais de saúde.
José Van-Dúnem sublinhou que o sistema de saúde é um dos pilares importante do sector social de Angola , por ser um elemento fundamental para a consolidação da democracia, justiça e equidade. "Por isso todo nosso empenho tem sido dedicado ao seu fortalecimento e à sua sustentabilidade, para que possamos encarar com optimismo os desafios dos próximos anos”, reforçou.
Segundo o governante, o desafio de um serviço nacional de saúde mais ajustado as realidades de hoje e do futuro é do Executivo Angolano, dos profissionais do sector e da sociedade geral.
Durante o evento vão ser realizadas 31 conferências, 10 painéis/debate, seis simpósios, 17 comunicações livres e 40 cursos pré-congresso.
Estão presentes 1.200 convidados nacionais e estrangeiros, que participam igualmente na III Feira Médico-Hospitalar.
A Ordem dos Médicos pretende, neste congresso, trazer a discussão firme e consistente um conjunto de matérias que possam aumentar a elevada conscienlização dos médicos, não apenas face a doença, mas igualmente às exigências plurifacetadas que a medicina provoca, pela sua complexidade e riqueza e aos modelos de organização, de atendimento e de prestação de cuidados.
Fonte: Angop