“Igualdade de oportunidades” é o lema da V Semana Social Nacional do Instituto Mosaiko que nesta Quinta-feira o destaque foi para a igualdade de acesso a informação.
Teixeira Cândido e Reginaldo Silva foram os intervenientes nesta manha.
Em representação a Luísa Rogério, Teixeira Cândido abordou o tema “ Direito a informação e promoção da igualdade” que na sua explanação falou de uma maneira direita sobre as rádios, destacando que todo o cidadão tem que ter acesso a informação “ é um direito” e afirma que “ o sindicato dos jornalistas “ acha que não faz sentido que a RNA é a única rádio que pode transmitir a nível nacional”.
Não deveria haver restrições legais, mais sim de questões técnicas, “ quem tiver condições em abrir uma rádio de cabinda ao Cunene simplesmente deveria ser da responsabilidade de quem quer abrir a estação emissora e não apresentarem problemas legais”.
E Reginaldo Silva, falando sobre as implicações o direito a informação em Angola: assimetrias e desafios o jornalista Reginaldo Silva referiu que apesar de ser um direito assegurado pela legislação angolana, o país tem ainda um vasto caminho a percorrer.
O jornalista Reginaldo silva falou igualmente sobre as assimetrias existentes no nosso país e sublinhou que o acesso as novas tecnologias de informação tem jogado um papel importante.
As limitações existentes no surgimento de novas estações foram igualmente afloradas.
{flexiaudio}16115{/flexiaudio}