Em declarações à imprensa, a propósito do acto central da abertura do novo ano lectivo, a decorrer esta segunda-feira, na cidade do Soyo, onde acontece o acto central da abertura do ano lectivo 2015, presidido pelo Vice-presidente Manuel Vicente, o titular da pasta de Educação garantiu que as condições humanas e infra-estruturais estão asseguradas para que o presente ano lectivo decorra sem sobressaltos.
" Tem sido habitual para o Ministério da Educação a criação de todas as condições de infra-estruturas e humanas (formação de professores) para que o funcionamento das escolas seja satisfatório", sublinhou.
Referindo-se a explosão escolar que se assiste em todas as províncias, com o ingresso de milhares de novos alunos no sistema normal de ensino, Mpinda Simão disse que este esforço obrigou o seu sector a desenvolver varias acções que passaram pela construção de mais salas de aulas, com vista a fazer face a avalanche da população estudantil.
Realçou ainda as acções de formação e capacitação de professores para a sua adequação às competências e necessidades do funcionamento do sistema de reforma no sector.
Para o ministro, a qualidade dos professores deve ser garantida continuamente com a formação e capacitação permanente destes e de gestores escolares, com base na estratégia de desenvolvimento de zona de influência pedagógica.
Avançou existir um financiando do Banco Mundial que vai ajudar a potenciar os professores de todo o país, através de acções formativas pedagógicas e de melhoria na gestão escolar.