Os bispos de Angola Reunidos no Lwena, rezaram esta sexta-feira pelas mais de 70 pessoas que morreram em Benguela vitimas das Cheias, e continuam a reiterar solidariedades a todas as famílias enlutadas.
E em Benguela, concretamente no município do Lobito, encotra-se uma equipa Multisectorial chefiada pelo ministro da administração do território, e fazem parte da mesma os ministros da Saúde José Van –Dúnem e da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua, que presenciaram o funeral das primeiras vítimas.
Bornito de Sousa, deslocou-se à igreja da Vista Alegre, situada na Bela Vista Alta, tendo transmitido às famílias afectadas e, de modo geral, a população do Lobito, os sentimento de dor e pesar do Chefe de Estado e de todos os membros do Executivo.
"Como já deverão se ter apercebido, o Chefe do Executivo enviou condolências e mandou uma delegação que foi aqui apresentada, por um lado para transmitir as condolências do Presidente da República e, por outro, para vermos também que tipo de apoios podemos dar nas situações mais extremas, mais difíceis”, informou.
Segundo ele, o governador Isaac dos Anjos e sua equipa são as entidades que vão acompanhar no terreno todo esse quadro provocado pelas chuvas, que envolve o enterro condigno, bem como encontrar algumas soluções de emergência para todas aquelas famílias que ficaram sem as casas.
Apontou ainda outras tarefas, como o caso das escolas (em número de oito) que ficaram sem tectos, como outras acções que já estão a merecer a atenção das autoridades locais, a fim de não se criar embaraços na vida lectiva das crianças.