Governador Norberto dos Santos, curva-se perante a alma de Dom Luís Maria Perez de Onraitas e endereça à Arquidiocese de Malanje, à Igreja Católica e à família enlutada os mais profundos sentimentos de pesar. Lê-se na nota que “O Arcebispo era uma pessoa de elevada postura de fé cristã e de muitas iniciativas, cujo legado será seguido pelos fiéis”.
Noutra mensagem de condolências, o comité provincial de Malanje do MPLA manifesta-se igualmente consternado pela morte de Dom Luís Maria Perez de Onraitas, e evoca que o Arcebispo exerceu com brio o seu sacerdócio durante muitos anos, tanto nos momentos difíceis como nos bons, mostrando-se sempre como um verdadeiro pastor ao lado das ovelhas.
Sublinha que a sua franqueza e a elevada fé transformaram-no numa pessoa de referência e amada pelo povo cristão e pela população de Malanje, que jamais o esquecerão.
Dom Luís Maria Perez de Onraitas é membro da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) e Arcebispo Emérito de Malanje, durante mais de 10 anos, tendo sido substituído no cargo há dois anos, por Dom Benedito Roberto.