Mais de 3 mil jovens formados no centro profissional do Cazenga

Mais de 3 mil jovens formados no centro profissional do Cazenga

Este centro Formação Profissional foi inaugurado em 1992 e já formou mais de 25 mil jovens, esta Sexta-feira, recebeu a visita do Ministro do MAPTSS Pitra Neto.

Em declarações à imprensa, o titular do MAPTSS salientou que no mesmo são ministrados mais de uma dúzia de especialidades com maior realce para os cursos de mecânica, electrónica, electricidade, informática e inglês.

De acordo com o governante, o Centro de Formação Profissional do Cazenga, tem grande importância para o sistema de formação devido à sua capacidade formativa anual.

 "Estamos num processo de criar condições para avaliar como está a decorrer o funcionamento do sistema nacional de formação profissional a nível de todo o país. A importância que o centro tem para o nosso sistema é grande, o mesmo tem uma capacidade de formação de três mil formandos anualmente”, referiu.

Segundo a fonte, pretendeu-se com a realização da visita observar como decorre o ciclo de formação que iniciou no mês de Março.

O Centro de Formação Profissional do Cazenga regista muita aderência por parte dos jovens e com isso pretende-se que alguns cursos tenham um nível mais elevado no futuro, esclareceu Pitra Neto.

O ministro deu a conhecer a existência, na instituição, de um curso que terá a duração de 3 anos, em que o jovem que queira fazer a formação neste período, sai da instituição com um certificado académico e com um certificado profissional permitindo assim uma maior garantia a nível do mercado de trabalho.

Anunciou que a partir do mês de Agosto, o sector vai organizar de forma regular a nível de todas as províncias do paíis encontros sobre economia, em que serão discutidos com os vários empregadores e estabelecimentos de formação de ensino, quais devem ser os níveis de solidez de formação, técnica, académica e profissional para que a qualidade dos jovens, uma vez saídos do estabelecimento escolar ou de formação profissional, sejam inegavelmente boa para ser aceite num posto de trabalho.