GPL faz balanço da campanha de limpeza em Viana

GPL faz balanço da campanha de limpeza em Viana

A Situação da Limpeza Urbana Municipal e o Balanço da Campanha de Limpeza no Município de Viana estivaram em abordagem, esta sexta-feira, durante uma reunião promovida pelo Governador da Província de Luanda, onde marcou presente igualmente o Ministro da Administração do Território.

O encontro aprovou a Criação de Grupo de Coordenação com o propósito de acompanhar a limpeza municipal e ainda Campanhas Mensais de Limpezas nos municípios sob coordenação do Governo da Província e duas campanhas mensais sob orientação dos municípios, tal como aconteceu nos últimos dias em Viana.

E o Ministro da administração do território Bornito de Sousa, que participou da reunião, recomendou ao governo provincial mais trabalho para num curto prazo com vista a estancar rapidamente a situação dos amontoados de lixo em Luanda.

De acordo com Bornito de Sousa, deverá se tornar mais eficaz a colaboração e o diálogo com as populações sobre o tratamento, locais onde são colocados os resíduos e a forma como isso é feito.

Considerou também necessário se organizar melhor o trabalho das operadoras e igualmente, obter a cooperação de empresas, instituições que existem nos vários municípios, no sentido de colaborarem, particularmente nesta primeira fase em que é preciso uma acção de “choque” para se regularizar a situação.

Entretanto, disse constatar com satisfação esforços por parte GPL, administrações municipais e centralidades, no sentido de resolver a questão do lixo.

O ministro lamentou o facto de algumas pessoas ligarem o quadro dos resíduos sólidos com o lançamento do novo modelo, que disse ter sido apenas uma infeliz coincidência, assim como a auditoria para ver na realidade, a capacidade de desempenho das empresas que estavam a operar, tendo muitas delas sido desqualificadas.