Salesianos inauguram centro pastoral Cónego Manuel das Neves

Salesianos inauguram centro pastoral Cónego Manuel das Neves

A infra-estrutura inaugurada na manhã deste Sábado 14 pelo Arcebispo de Luanda Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias.

O centro pastoral, com custos financeiros doados pela comunidade paroquial e ajuda de organismos de estado, como Sonangol e pessoas privadas, é um edifício de raiz com três andares, um auditório para 200 lugares, 24 salas de reuniões, sala de atendimento, entre outros, foi construído no espaço onde havia vestígios da antiga igreja que deu origem a actual igreja de são Paulo.

A decisão da comunidade paroquial de São Paulo, segundo o pároco Manuel Ramon é providencialmente uma oportunidade para a comunidade engajar o nome do padre que prestou um abnegado serviço ao nacionalismo angolano.

A inauguração enquadra-se no âmbito das festividades do jubileu dos setenta e cinco anos de aniversário da arquidiocese de Luanda.

A inauguração enquadra-se no âmbito das festividades do jubileu dos setenta e cinco anos de aniversário da arquidiocese de Luanda, e com o bicentenário do nascimento de São João Bosco fundador dos salesianos que é da comunidade dos religiosos a quem foi confiada a animação missionária da paróquia desde 1982.

O Cónego das Neves nasceu no Gulungo Alto, a 25 de Janeiro de 1896. Foi ordenado sacerdote em 1918 e trabalhou em várias comunidades, foi pároco de São Paulo entre os anos 1935 a 1948. Segundo informações, das Neves teria vindo a São Paulo, depois de um trabalho de campo do padre da Cunha.

Em 1961 foi deportado pela PIDE para Portugal, onde morreu a 11 de Dezembro de 1964. A transladação dos seus restos mortais para Angola teve lugar em Julho de 1994, para o Alto das Cruzes.