Angola Participa no 65º comité regional da OMS para África
Representou Angola o ministro José Van Duném, que afirmou a participação de Angola de positiva.
O encontro decorreu de 23 a 27 do mês de Novembro, no Chade.
O ministro afirmou que, ao nível da organização regional tem-se agora uma nova directora regional, há uma certa mudança nos quadros da direcção e há algumas ideias novas, de modo que os países estão com uma certa expectativa ao ver o trabalho da nova equipa que está a dirigir a Organização Africana.
Acrescentou ainda que Angola colheu experiências participando em várias outras sessões, onde se pode partilhar, ver o que os outros fizeram e o que se poder fazer para melhorar a afirmação da disponibilidade da organização para apoiar os países africanos , entre eles Angola, para melhorar os indicadores com base nas novas estratégias e poder dar um apoio mais sustentável.
Segundo o ministro, a nova estratégia da região assenta no facto de que se deverão reduzir os espectros das intervenções para se poder concentrar mais nos cinco pilares, que são a resposta às doenças transmissiveis e às doenças crónicas, apoio na formação e gestão dos recursos humanos, bem como preparação e resposta para as emergências.
A nível dos recursos humanos, o titular da pasta da Saúde sublinhou que Angola não tem o problema que a grande maioria do continente tem, que é a fuga de quadros para outros países, apesar de o país ter vivido esta situação no passado.
O problema de Angola tem a ver com a fixação dos profissionais lá onde eles são mais precisos e, por outro lado, também com a capacidade de adaptação de todos os profissionais.